.: Blog 4Srv.net :.

Um lugar onde voce encontra dicas de suporte

Cloud Computing Infraestrutura Virtualização

Qual o melhor investimento: Migrar para CLOUD ou investir em equipamentos ON PREMISE?

A tecnologia na nuvem, tradução de cloud para o português, cresceu muito nos últimos anos. Ela utiliza a conectividade da Internet para hospedar diversas informações, programas e recursos de uma organização.

Antigamente, era comum as empresas investirem em diversos equipamentos e servidores para armazenar seus dados e manter toda a parte tecnológica do negócio funcionando.

Hoje, investir em inovações tecnológicas como a cloud traz uma série de benefícios e ajuda, inclusive, as empresas a reduzir custos a curto e a longo prazo.

O que é CLOUD COMPUTING?


O cloud computing, também chamado de computação em nuvem, pode ser definido como a entrega dos recursos de computação, como dados e software, como um serviço e não mais um produto.

Esses recursos são compartilhados por meio da internet e o acesso pode ser feito de todos os lugares via qualquer dispositivo com conexão à web.. O seu grande diferencial é que não é mais necessário usar um servidor local ou computador pessoal para trabalhar e utilizar esses serviços.

Quais são os benefícios do CLOUD COMPUTING?

Migrar para cloud traz uma série de vantagens. Confira as principais:

REDUÇÃO DE CUSTOS
Esse é um dos grandes benefícios de adotar a computação em nuvem. Ao eliminar a necessidade de servidores e diversos equipamentos, as empresas economizam dinheiro que pode ser investido em outras áreas importantes para o negócio.

ACESSO IMEDIATO A PROGRAMAS E INFORMAÇÕES
Graças à nuvem, é possível trabalhar de qualquer lugar sempre que necessário. Basta ter conexão à internet para acessar todos os dados e recursos da empresa.

SEGURANÇA
Os recursos de cloud computing estão sempre sendo atualizados e utilizam as melhores formas de segurança contra ataques e furto de informações.

ELASTICIDADE
Ao migrar para cloud, a empresa consegue aumentar ou diminuir seus recursos computacionais com mais facilidade e rapidez, sem a necessidade de adquirir novos equipamentos.

MAIOR PRODUTIVIDADE
Acessar a nuvem, trocar informações e integrar os departamentos tornam-se muito mais eficientes com a computação em nuvem. Dessa forma, todas as áreas ganham tempo para focar em outras atividades e a empresa como um todo vê um aumento na produtividade.

DIFERENÇA ENTRE ON-PREMISE E CLOUD

On-premise refere-se a infraestruturas privadas mantidas pela própria empresa em suas instalações e que podem ser mantidas de modo independente. Já o cloud refere-se a infraestruturas robustas que ficam instaladas em data centers. Os recursos em cloud são disponibilizados de acordo com a necessidade do cliente, que tem acesso aos dados via links dedicados ou pela internet, quando quiser, onde estiver e de forma segura. Se ainda ficou alguma dúvida, nesse artigo “Cloud Computing, tire suas dúvidas” explicamos com mais detalhes essa diferença. Cada ambiente tem suas vantagens, Vamos conhecê-las!

1- ESTRUTURA

ON-PREMISE
Para construir uma infraestrutura on-premise é necessário adquirir hardwares e softwares para o projeto, e ter uma ideia de crescimento provisionando na compra uma quantidade a mais de hardware que supra este crescimento. É necessário o desembolso de valores elevados de ativos, que são essenciais para que seu projeto funcione adequadamente.

Outro ponto é o ambiente onde esses equipamentos serão instalados, este local deve prover alguns requisitos para que seus equipamentos funcionem de acordo com as especificações. Necessitam de climatização, racks para a instalação dos equipamentos, sistemas de combate a incêndio, links para conectividade, energia elétrica, um ambiente seguro e que conte com medidas de segurança física e lógica.

CLOUD
Os ambientes cloud disponibilizam uma estrutura física construída para atender todos os requisitos de segurança que seus dados merecem. Contam com segurança física com equipe armada, salas monitoradas, controle de acesso, salas cofre, câmeras, ambiente climatizado e sistemas de combate a incêndio modernos sem o uso de água (water free). Estas estruturas são conhecidas como Data Centers.

Os Datas Centers além de possuir a estrutura física mencionada conta com medidas de segurança física e lógica, redundância de conectividade, de energia, climatização, e etc.

Ou seja, tudo o que você teria que investir em equipamentos e sistemas para construir um ambiente on-premise, no cloud você conta com um ambiente que já está pronto e estruturado.

2 – OPERACIONAL

Só a estrutura não é o bastante, é necessário a implementação e gerenciamento desse ambiente para que ele funcione da maneira correta.
Os Softwares entram nessa parte do seu planejamento, depois de ter sua infraestrutura física pronta é necessário a instalação das licenças dos softwares adquiridos, além de toda a customização dos sistemas conforme a necessidade da empresa.

ON-PREMISE
O controle e gerenciamento desses softwares é feito pela própria empresa ou terceirizado, sendo responsável por todo o suporte, gerenciamento e monitoração deste ambiente, podendo fazer alterações e ajustes que sejam necessários para o pleno funcionamento do projeto.
A segurança das aplicações e sistemas instalados também fica por conta desta equipe.
Com a necessidade de Skills profissionais diferentes para cada tipo de solução, muitas vezes é necessário contratar uma equipe de T.I (interna ou externa) para gerenciar esse ambiente.

CLOUD
Em um ambiente em cloud, não é diferente você também precisa de profissionais que gerenciem e instalem suas aplicações, realizando relatórios, análises de melhoria, atualizações dos sistemas, softwares e etc.
A facilidade nesse ponto normalmente está na contratação, quando você contrata a infraestrutura, pode contratar um pacote de implantação, gerenciamento, suporte apenas para o projeto, dessa forma traz profissionais com Skills qualificados, maior eficiência e menor custo.

Assim você se concentra no seu negócio e recebe o suporte, estabilidade, disponibilidade e gerenciamento que necessita para seu projeto.

3 – FINANCEIRAMENTE

ON-PREMISE
Em ambientes on-premise, além de todo investimento inicial em hardwares, softwares, estruturas em geral, você também terá um custo mensal (terceirizado ou interno) de uma equipe de T.I para a gestão do ambiente.

Lembre-se de que os servidores necessitam de manutenções e atualizações frequentes. Eles também consomem muitas horas de trabalho e de energia elétrica.
O custo oscila de acordo com a necessidade mensal da empresa, em aumentar recursos, atualizações de licenças e etc.

CLOUD
Em um ambiente em cloud os investimentos iniciais são muito menores e você conta com a escalabilidade dos equipamentos, equipes multidisciplinares disponíveis para a gestão, suporte e monitoração de todo o ambiente.

Isso gera uma redução significativa no total do projeto onde você investe somente no que necessita sendo possível ampliar ou reduzir os hardware e software necessários sem perda de investimentos feitos em ativos,

E além disso contrata uma equipe de T.I totalmente focada em manter as suas aplicações e dados funcionando com alta performance e com todas as medidas de segurança cabíveis.

MIGRAR PARA CLOUD X INVESTIR EM EQUIPAMENTOS

Muitas empresas ainda têm dúvidas quanto a migrar para cloud quando comparado com a compra de novos equipamentos.

Os recursos em nuvem representam uma grande mudança tecnológica e algumas pessoas ainda têm dificuldades para entender os seus benefícios no universo corporativo.

Um dos grandes benefícios é a redução de custos. Migrar para a cloud elimina a necessidade de comprar novos equipamentos de tempos em tempos, além dos gastos com a manutenção deles e com possíveis reparos que podem ser necessários.

A cloud também acrescenta mobilidade aos negócios quando comparada à compra de equipamentos. Graças a ela, os colaboradores conseguem acessar os recursos da empresa de diferentes locais, basta ter acesso à Internet.

Em um mundo globalizado, isso se torna uma importante vantagem competitiva e traz mais rapidez aos negócios.

A segurança também merece destaque quando o tema migrar para cloud entra em pauta. Equipamentos podem ser danificados com o tempo e sofrer com quedas de energia, por exemplo. Isso, além de reduzir a sua vida útil, também coloca em risco a segurança das suas informações e dos dados ali armazenados.

Quando falamos em computação na nuvem, os níveis de segurança estão sempre sendo aprimorados e esse é um dos grandes pilares da cloud.

Soma-se a isso ainda a necessidade de reparo ou substituição de um equipamento, o que pode acontecer de repente, e todo o seu impacto no trabalho e na produtividade das equipes.

A escalabilidade é outro dos grandes diferenciais da computação em nuvem. Ela consiste na possibilidade de aumentar ou reduzir o uso da cloud, de acordo com a demanda da organização em cada momento. Desta forma, se surge uma necessidade, não é preciso correr para comprar novos equipamentos. Tudo é resolvido de uma forma mais barata e rápida.

Na hora de migrar para cloud, um dos segredos é contratar uma boa empresa parceira para fornecer esse serviço e todo o suporte necessário.

POR FIM …
Se você, como gestor, tem cogitado a hipótese de adquirir um sistema ou necessita reduzir seus custos, analise todos os gastos que acompanham a escolha, seja estes em infraestrutura, hardware, softwares operacionais, conectividade, segurança física e lógica e tudo o que envolve um projeto de gestão de dados.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *